Salão de Artes
Salão de Artes

press to zoom
Salão de Artes
Salão de Artes

press to zoom
Concurso de Redação e Desenho
Concurso de Redação e Desenho

press to zoom
Salão de Artes
Salão de Artes

press to zoom
1/9

SOCIOCULTURAL

A Área Programática Sociocultural está organizada por uma comissão de voluntários e profissionais da Instituição e tem como finalidade criar, divulgar e organizar projetos, programas e ações de cunho sociocultural, tais como: artes plásticas, musicais, conferências, concursos de redação, desenhos e de fotografia etc.

Todo o planejamento advindo da comissão é pensado, estrategicamente, em âmbito institucional, para todos os associados e voluntários, de diferentes faixas etárias.

DESTAQUES 2021

:: Árvore da Amizade: em mais um ano dessa experiência social, que já é tradição na ACM São Paulo, a Árvore da Amizade ganhou espaço nas recepções das unidades esportivas para que o(a) associado(a) dependurasse “folhas”com mensagens carinhosas, repletas de solidariedade e esperança em dias melhores. As árvores secas expostas ganharam vida com os bilhetinhos.

 

Encerradas as participações, as folhas com os recados foram retiradas das árvores e expostas no Encontro de Voluntários e Profissionais 2021 – “Acolher para Fortalecer”, evento que ocorreu presencialmente no Circo-Social Vila Ré – um dos 20 pontos de atendimento da ACM São Paulo.

 

:: Concurso de Redação e Desenho: para a edição 2021 do concurso, voltado a crianças e adolescentes, a ACM São Paulo delimitou como temática o slogan do Encontro de Voluntários: “Acolher para Fortalecer”. Os participantes produziram muita arte nas obras apresentadas, que foram expostas nas unidades, e esbanjaram criatividade, raciocínio lógico e visão de mundo. 

 

:: Salão de Artes: mais uma vez, a ACM São Paulo abriu espaço para a Arte e Cultura, concedendo a artistas profissionais e amadores a oportunidade de exporem suas obras ao público acemista, com direito à vernissage e medalhas e troféus aos vencedores, de cada categoria participante. Este ano, o tema foi “Para que todos sejam um”,

versículo bíblico que é base da Instituição: João 17:21.

:: Workshops do Grupo Conexão Arte, premiado pela Lei Aldir Blanc, da Secretaria da Cultura do Município de São Paulo. O grupo, em parceria com a ACM São Paulo, lançou 03 (três) workshops gratuitos, on-line, aos associados:

1) Mulheres na Música, com as artistas Caroline Calé e Beatriz Lima, sobre os seguintes conteúdos: desafios das musicistas; empoderamento feminino; instrumentistas mulheres; importância de visibilidade de referências femininas; sororidade; e roda aberta de conversa.

 

2) Ritmos Brasileiros presentes nos Musicais, com as artistas Caroline Calé e Beatriz Lima, sobre os seguintes conteúdos: valorização da cultura brasileira; dicas básicas dos instrumentos baixo e bateria; ritmos brasileiros.

 

3) Teatro Musical, com os artistas Renato Bellini e Hellen de Castro, sobre o que é e como é montado um musical no Brasil; e um recorte acerca dos maiores nomes dos musicais brasileiros. Tudo para ampliar o repertório cultural dos acemistas.

 

Além disso, a ACM São Paulo disponibilizou na íntegra o show “Musicais no Brasil”, números exclusivos de grandes musicais que estiveram em cartaz no País.