Encontro Paulista de Líderes
Encontro Paulista de Líderes

press to zoom
Encontro Paulista de Líderes
Encontro Paulista de Líderes

press to zoom
Posse e Confrajovens
Posse e Confrajovens

press to zoom
Encontro Paulista de Líderes
Encontro Paulista de Líderes

press to zoom
1/5

ÁREA PROGRAMÁTICA JOVENS / CAMPUSACM

É no CampusACM, conselho composto por jovens acemistas, em que há o desenvolvimento de ações voltadas à liderança juvenil, cujo trabalho é embasado em transformar a ACM São Paulo num espaço no qual os participantes das atividades institucionais tornam-se responsáveis por parte de sua formação.

A Área Programática Jovens está sob a responsabilidade de uma equipe multidisciplinar, formada por voluntários e profissionais da Instituição.

DESTAQUES 2021

FORMAÇÃO DE LIDERANÇA

:: Encontro Nacional de Líderes (ENALI): junto a jovens líderes de todo o Movimento Acemista brasileiro, a delegação da ACM São Paulo refletiu sobre o âmbito social dos objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como apresentaram suas melhores práticas ao longo do último ano;

:: Encontro Paulista de Líderes (EPALI): de forma híbrida, com o tema "De Volta ao Lar", os epalistas participaram de dinâmicas e debates sobre a história da ACM, a importância da instituição em suas vidas e a ACM que almejam construir para o futuro. O EPALI ocorreu de forma sincronizada, nas 10 unidades esportivas mais 01 Centro de Desenvolvimento Comunitário;

 

:: Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) e Formatura do YMCAlíderes: finalizando a formação padrão de liderança jovem da ACM, na América Latina e Caribe, o YMCAlíderes, os jovens assistiram a uma mesa-redonda sobre “Cultura do Cancelamento” e apresentaram os projetos que desenvolveram durante o curso para uma banca. Ao final, receberam a certificação de formação;

:: 3° Fórum Paulista de Liderança Jovem: jovens em postos de governança na ACM São Paulo se reuniram para refletir sobre a Agenda 2030 e os objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, e propuseram ações no que tange à equidade racial e de gênero.

FORMAÇÃO DO CARÁTER

:: Campanha do Agasalho “Palmas para quem doa”: os jovens líderes mobilizaram e organizaram a arrecadação de roupas nas 10 unidades esportivas e destinaram as doações a instituições que atendem diretamente um público mais vulnerável.

 

:: Balança do Bem: os jovens líderes da ACM abraçaram o CDC Carapicuíba e seus beneficiários, arrecadando alimentos para a composição de cestas básicas. Na sequência, a campanha se expandiu e, hoje, abrange todo o Desenvolvimento Social da ACM São Paulo.

FORTALECIMENTO DA CONVIVÊNCIA

:: Integra Jovens: momento de interação e confraternização, on-line, entre jovens das 10 unidades esportivas, para o pontapé inicial das atividades do ano. Na ocasião, foram apresentados aos desafios propostos aos Corpos de Líderes (CLs), por meio do B.A.T.A.T.A (Boas Ações Trazem A Transformação Almejada), projetos de impacto nas comunidades onde os CLs estão inseridos.

:: Rally Urbano On-line: em sua segunda edição on-line, os participantes enfrentaram uma série de desafios de lógica, matemática e conhecimentos gerais, simulando uma volta ao mundo em diferentes épocas.

:: Posse e Confrajovens: finalizando o ano, os jovens se reuniram para empossar os Presidentes, Vices e Secretários de cada CL e Comissão do CampusACM para o ano de 2022, e também reconheceram os projetos de maior destaque realizados em 2021. Logo em seguida, ocorreu confraternização com pizza e competições esportivas.