© 2018 por Comunicação & Marketing - ACM / YMCA São Paulo

Devocional:

“E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.”

Gálatas 06:09

HISTÓRIA ACEMISTA

Em 06 de junho de 1844, George Williams, um jovem de 20 anos de idade, recém-chegado do interior da Inglaterra, começou a educar a juventude no espírito do Evangelho e a empregar construtivamente as horas de lazer dos jovens com atividades de base cristã, visando oferecer-lhes  melhores condições sociais e espirituais, no andar superior da loja em que trabalhava (Hitchcock-Rogers), localizada em frente à Catedral de St. Paul.

 

Nascia, então, a associação que viria ser a fonte geradora das energias físicas, morais, culturais e espirituais dos homens, e consagrada como uma das maiores e mais respeitadas instituições do mundo cristão.

 

Conforme o Movimento Acemista se expandia, crescia, também, o clamor pela criação de uma única entidade, com o propósito de garantir força, direção e unidade. Então, em 22 de agosto de 1855, realizou-se um encontro internacional, na França, onde foi estabelecida a “Base de Paris”: declaração de missão e visão de todas as Associações Cristãs, para garantir que os objetivos iniciais, idealizados pelos fundadores, fossem preservados:

"As Associações Cristãs de Moços procuram unir os jovens que, considerando

a Jesus Cristo como seu Deus e Salvador, segundo as Sagradas Escrituras, procuram em sua fé e em sua vida ser seus discípulos e, juntos, trabalhar para estender entre os jovens, o Reino de seu Mestre".

 

Em 175 anos de existência, o Movimento Acemista chegou a 120 países, em 7 mil sedes, alcançou mais de 64 milhões de pessoas e conquistou 919 mil voluntários, sendo considerado um dos maiores e mais antigos movimentos de jovens do mundo.

 

Hoje, está composta pelas seguintes áreas:

 

:: Aliança Africana, Asiática e do Pacífico;

:: Aliança Latino-América e Caribenha;

:: Comitê do Oriente Médio;

:: ACMs Europeias;

:: ACMs dos Estados Unidos e do Canadá e, como órgão maior, a Aliança Mundial das ACMs, com sede em Genebra, cujo objetivo é coordenar, representar e apoiar o Movimento em qualquer parte do mundo.

 

No Brasil, a ACM teve como seu primeiro destino a cidade do Rio de Janeiro, com a fundação da ACM Rio em 04 de julho de 1893; oito anos depois, Rio Grande do Sul – Porto Alegre; e, em 23 de dezembro de 1902, Capital Paulista, com a nossa ACM / YMCA São Paulo, cujo fundador, Myron August Clark foi o líder à frente dos movimentos acemistas brasileiros.

 

Em 2018, nossa ACM completou 116 anos de história, fortalecendo pessoas, famílias e comunidades.