Semana Fortalecer para Superar - Lives
Semana Fortalecer para Superar - Lives

press to zoom
Semana Fortalecer para Superar - Lives
Semana Fortalecer para Superar - Lives

press to zoom
Semana Fortalecer para Superar - Lives
Semana Fortalecer para Superar - Lives

press to zoom
1/2

EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE

A Divisão de Educação Física e Saúde planeja estratégias e acompanha o mercado fitness, sempre atenta a tendências das referidas áreas, em busca de inovação, e acompanha o desenvolvimento de todas as Áreas Programáticas (Crianças, Jovens e Masters). Parte desta divisão o planejamento das atividades dos programas e metodologias exclusivos da ACM São Paulo: YFitness, YWellness e Funcional YLife, além do Desporto, Programa Aquático, Musculação, Departamento de Programa Internacional e Escola YExcellence.

DESTAQUES 2021

:: ACM HOME

Devido à continuidade da pandemia e, por consequência, uma nova quarentena rigorosa, no estado de São Paulo, a ACM, por meio da Divisão de Educação Física e Saúde manteve a plataforma digital, on-line, ACM Home, criada em 2020, e disponibilizou aulas dos sistemas YFitness, YWellness, Funcional YLife e atividades dirigidas para as crianças. Isso tudo aberto a associados e à sociedade, para que todos tivessem acesso à saúde, bem-estar e qualidade de vida, sem gastos, no conforto e proteção de seus lares.

 

A grande preocupação da ACM esteve em torno do aumento do número de pessoas sedentárias. Dessa forma, mais uma vez, a ferramenta veio em momento oportuno para ajudar. Com o apoio da equipe técnica de profissionais de Educação Física, todas atividades foram adaptadas para a realidade das casas dos acemistas, que puderam praticar seus exercícios com utensílios do lar, como vassouras e mantimentos.

  

:: LIVES

Como a pandemia persistiu, outra programação, on-line, retornou com ainda mais impacto: transmissões, ao vivo, de aulas, via Instagram e YouTube. Nessas oportunidades, os acemistas puderam tirar dúvidas e conversar sobre assuntos relacionados à atividade física, sequelas da Covid-19, saúde física e mental, atualidades, além de ter acesso a novos produtos e a um novo programa desenvolvido pela Divisão de Educação Física e Saúde, o YCare, voltado a pessoas que tiveram Covid e apresentam sequelas.

 

O destaque, nas lives, ficou para participação do Quadro Associativo, familiares e seguidores dos perfis oficiais da ACM. Todos os participantes trouxeram pautas e dúvidas para o conteúdo das transmissões, que se diversificaram entre entrevistas e bate-papos com especialistas das mais diversas áreas de atuação, como médicos, psicólogos, fisioterapeutas, profissionais do esporte e cultura.

  

:: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO VIRTUAL

 A Divisão de Educação Física e Saúde realizou diversas reuniões de orientação, treinamento e decisões estratégicas acerca do novo momento pelo qual a humanidade vive, de forma on-line, com voluntários e profissionais responsáveis pelo funcionamento da área. Tudo para garantir ambiente de confiança e qualidade para o Quadro Associativo e a todos os acemistas.

 

:: FESTIVAL DO RETORNO

Durante os fins de semana de novembro e nos dois primeiros de dezembro, aconteceu o “Festival do Retorno”, organizado pela área de Desporto para comemorar o retorno aos ginásios poliesportivos da ACM São Paulo, após um período extenso de quarentena.

 

Na programação, partidas de Vôlei, Handebol, Basquete e Futsal, nas unidades-sedes: Itaquera, Osasco, Alphaville, Guarulhos, Centro, Norte, Santo Amaro e Lapa, totalizando mais de 1.000 acemistas jogando. Um evento pensado para fortalecer os vínculos de amizade entre os associados de diferentes fidades e de ambos os sexos.

 

As ACMs São José dos Campos e Ribeirão Preto, devido à distância, organizaram amistosos em suas respectivas unidades.

  

:: TRAVESSIAS AQUÁTICAS

Já é tradição a ACM São Paulo participar de travessias aquáticas, que são provas em águas abertas, em mares, as quais se dividem em circuitos de 500, 1.000, 2.500 e 5.000 metros, e contam com o apoio de profissionais de Educação Física, que concedem o suporte necessário para que os associados possam nadar sem contratempos.

 

Uma dessas travessias é a do Circuito Mares, composto por cinco grandes etapas, realizadas em praias e dias diferentes. A ACM participou da etapa do Guarujá, com associados das ACMs Alphaville, Centro, Lapa, Norte e Santo Amaro, totalizando 81 inscritos.

 

:: FESTIVAL DE NATAÇÃO INFANTIL

Evento festivo para crianças de 06 meses a 12 anos de idade, voltado a apresentar aos papais e mamães o desenvolvimento e progresso aquáticos dos pequenos.

 

O Festival de Natação, em 2021, foi realizado, simultaneamente, em duas ACMs (Centro e Lapa), e contou com a participação de 310 associados, com o apoio de vários educadores da ACM São Paulo, de diferentes unidades.

 

 

NOVIDADES!      

 

:: PROGRAMA YCARE

Pensando nas sequelas causadas pela Covid-19, a Divisão de Educação Física e Saúde lançou, em 2021, o Programa YCare, voltado a oferecer os cuidados necessários para o fortalecimento e equilíbrio da saúde física e mental, bem-estar holístico e retorno gradual à rotina de atividades físicas.

 

O YCare, além de auxiliar pessoas que tiveram Covid, atende também os seguintes públicos: portadores de síndromes, como a da ansiedade e burnout, crise de pânico e depressão.

 

O foco está nos recondicionamentos muscular, respiratório e cognitivo, proporcionando saúde mental, por intermédio do apoio de profissionais voluntários da área de Psicologia.

 

Para o lançamento do programa, foi organizada a “Semana Fortalecer para Superar”, com 03 (três) grandes lives com a participação de profissionais da área da Saúde e Educação Física. As transmissões e a divulgação prévia desse evento tiveram o apoio da Divisão de Comunicação e Marketing, da ACM São Paulo.

 

:: HIDROFIGHT E HIDROFUNCIONAL         

        

       > HidroFight: ginástica coreografada com alguns movimentos de lutas e artes marciais;

       > HidroFuncional: aula que aplica movimentos e técnicas do Funcional YLife (Treinamento Funcional).

 

 

CERTIFICAÇÕES E TREINAMENTOS

“INVESTIR NO CONHECIMENTO É ESSENCIAL.”

Apesar do segundo ano da pandemia do novo Coronavírus, o preparo técnico, as certificações, workshops e treinamentos não pararam e foram realizados com o cumprimento de todos os protocolos exigidos pelas autoridades públicas de Saúde e com atenção redobrada pela ACM São Paulo.

 

​FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA (FEC)

Os cursos FECs existem para renovar o conhecimento dos profissionais acemistas mais experientes, procurando eliminar vícios adquiridos ao longo do tempo e da prática da atividade física, além de reforçar a execução física correta do exercício, ou prática esportiva, e conceder novas possibilidades de orientação, correção e integração entre educadores e associados.

 

Cuidar das pessoas de forma holística, trazendo capacitação técnica e psicossocial para os educadores, com foco na fidelização dos associados e atratividade no programa das unidades, é o principal objetivo da ACM São Paulo. Isso também contribui para o fortalecimento de pessoas, famílias e comunidades.

 

:: FEC de Vôlei, Handebol, Futsal e Basquete, todos lecionados na ACM Centro, totalizando a participação de 49 educadores;

 

​:: FEC de Ginástica de Solo (Baby) - oportunidade de aprender mais sobre estratégias de aula, métodos e didática para lidar com crianças de 03 a 06 anos de idade. Foco total no desenvolvimento motor da criança, por meio de atividades lúdicas. Nesse FEC, os educadores aprenderam os movimentos de base da Ginástica Artística e outros esportes, vivenciaram as atividades, tiraram dúvidas e adquiriram repertório de exercícios;

 

:: FEC de Natação Infantil – oportunidade de aprender mais sobre estratégias de aula, métodos e didática para lidar com crianças. Foco total no desenvolvimento motor dos pequenos acemistas e com atividades lúdicas. Todo o processo teórico foi realizado via grupo de WhatsApp, que durou 04 (quatro) semanas, com metodologia de Sala de Aula Invertida, e participação de 55 profissionais. Ao final, ocorreu encontro presencial, na ACM Centro, com a participação de 32 educadores de diferentes unidades esportivas;

 

:: FEC de Natação Adulto + Palestra sobre a área e Treinamento de Força para Nadadores – todo o processo teórico foi realizado via grupo de WhatsApp, que durou 04 (quatro) semanas, com metodologia de Sala de Aula Invertida, e participação de 50 profissionais. Ao final, ocorreu encontro presencial, na ACM Centro, com a participação de 27 educadores de diferentes unidades esportivas;

 

:: FEC de Hidroginástica – todo o processo teórico foi realizado via grupo de WhatsApp, que durou 06 (seis) semanas, com metodologia de Sala de Aula Invertida, e participação de 46 profissionais. Ao final, ocorreu encontro presencial, na ACM Centro, com a participação de 24 educadores de diferentes unidades esportivas. Esse FEC culminou no lançamento das aulas “HidroFight” e “HidroFuncional”;

 

:: FEC de Natação em Águas Abertas – todo o processo teórico foi realizado via grupo de WhatsApp, que durou 04 (quatro) semanas, com metodologia de Sala de Aula Invertida, e participação de 45 profissionais.

 

 

YFITNESS & YWELLNESS

​​Ao longo do ano, os coordenadores técnicos dos sistemas YFitness e YWellness organizaram as gravações das coreografias e músicas extras do YDance e YEnergy, além dos programas editados YEssence, YFight, YJump e YPower, com apoio da Divisão de Comunicação e Marketing. Ainda sobre as gravações, houve a dos repertórios dos programas YPilates e YHatha Yoga, também com apoio da referida divisão. Essas duas últimas aulas foram disponibilizadas às unidades, como material extra, no mês de janeiro de 2022.

 

É válido ressaltar que também ocorreram gravações do material extra do YStep, mais uma vez com suporte da Divisão de Comunicação. E quanto aos lançamentos de coreografias extras, destaque para: YDance e YStep.

 

Sobre as certificações, impossível não citar o YPower e YFight, além de:

 

  > YAlongamento, de forma híbrida, ou seja, presencialmente e on-line, simultaneamente, envolvendo quase 20 participantes;

  > YMaster, com 39 participantes, os quais puderam aprender sobre o processo de envelhecimento e as necessidades das pessoas com idade acima dos 60 anos, com orientações acerca da aplicabilidade desse conhecimento na prática.

 

Com relação aos workshops e clínicas, foram realizados 02 do primeiro e apenas 01 do segundo, sendo esse último com repertório do YPilates. Mais de 120 pessoas participaram dos workshops YFitness e YWellness, na ACM Centro, que seguiram rigorosamente todos os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades públicas de Saúde.

 

Na clínica, foco nos exercícios com diversos materiais de apoio para que o(a) educador(a) pudesse se aperfeiçoar, aplicando o conhecimento em suas respectivas aulas de YPilates.

 

Para finalizar, registra-se aqui que houve edições de todos os programas do YFitness e YWellness, o que contribuiu para apoiar os educadores em suas respectivas unidades.

 

 *Uma certificação é concedida ao corpo docente da ACM São Paulo, por uma equipe técnica, que capacita os educadores das 10 unidades esportivas, ensinando-lhes o conceito das aulas, objetivos, benefícios aos associados, regras de segurança, execução física e, sobretudo, como atender aos diferentes tipos de alunos em uma mesma aula, independentemente do nível em que estejam: iniciante, intermediário ou avançado.