EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE

A Divisão de Educação Física e Saúde (Programa Geral) planeja estratégias e acompanha o mercado fitness, sempre atenta a tendências das referidas áreas, em busca de inovação, e acompanha o desenvolvimento de todas as Áreas Programáticas (Crianças, Jovens, Adultos e Masters).

Parte desta divisão o planejamento das atividades dos programas e metodologias exclusivos da ACM / YMCA São Paulo: YFitness, YWellnesse Funcional YLife, além do Desporto, ProgramaAquático, Musculação, Departamento de Programa Internacional e Escola YExcellence.

 

DESTAQUES 2020

A área de Educação Física e Saúde da ACM São Paulo implementouum leque de atividadespara oferecer conforto, acolhimento, bem-estar e muita atividade física adaptada ao ambiente residencial de cada associado, justamente num momento diferente por que passa o mundo, desde o início de 2020, devido à pandemia do novo Coronavírus. Em parceria com a Divisão de Comunicação e Marketing, disponibilizou:

 

ACM HOME

 

Uma plataforma digital, on-line, em que a ACM São Paulo, por meio de sua equipe técnica da área de Educação Física, disponibilizou, gratuitamente, para todos os associados e não associados, logo nos primeiros dias da quarentena rigorosa decretada pelo estado de São Paulo, aulas dos sistemas YFitness e YWellness,  Funcional YLifee atividades dirigidas às crianças. Tudo para que os acemistas – e demais interessados em atividades físicas – continuassem a praticar suas atividades físicas, mas agora no conforto e segurança de suas casas.

 

A grande preocupação da ACM, em meio à pandemia e com os associados em quarentena, foi com o número de casos de sedentarismo que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), tem se mostrado em ascensão em todo o globo, sobretudo no Brasil.

 

A ACM Home surgiu no momento adequado e necessário, com adaptação da metodologia dos programas e aulas oferecidos pela Instituição para uma mais fácil de ser executada sem a presença de um educador, com objetos e móveis presentes em suas respectivas casas, como sofás, vassouras, materiais de limpeza, mantimentos etc. Tudo visando à movimentação e à manutenção da saúde física e mental dos associados.

 

A ACM pediu licença para entrar nos lares dos acemistas e levou – e continua levando – muita atividade física, mas, acima de tudo, companhia, lazer de qualidade, bem-estar e saúde mental.

 

LIVES

De abril a dezembro, as 11 unidades da ACM São Paulo iniciaram suas lives no Instagram e Facebook da Instituição. Os educadores atenderam o público acemista e das respectivas comunidades em que estão inseridas as unidades, conseguindo, de forma remota, se comunicar com o Quadro Associativo, trazendo motivação para as aulas, e claro, matando a saudade dos associados pela tela dos smartphones, notebooks e tablets, com toda a tecnologia necessária.

O sucesso foi enorme! Nostrês primeirosmeses, sobretudo no período em que as unidades estiveram totalmente fechadas devido à quarentena, foram mais de 51 mil pessoas atendidas; de agosto a dezembro, com as unidades já reabertas,foram quase 14 mil atendimentos.

Em complemento às lives de atividades físicas, foram organizadas transmissões ao vivo com entrevistas e bate-papos com convidados especiais, profissionais de diversas especialidades, como psicólogos, esportistas, entre outros, para uma conversa aberta e instrutiva, abrindo o chat para perguntas do público participante.

 

CERTIFICAÇÕES E TREINAMENTOS – INVESTIR NO CONHECIMENTO É ESSENCIAL.

Apesar da pandemia do novo Coronavírus, o preparo técnico, as certificações e treinamentos não pararam e aconteceram de forma diferente,cumprindo todos os protocolos exigidos pelas autoridades públicas de Saúde.

COLOCAR TABELA AQUI

*Uma certificação é concedida ao corpo docente da ACM, por uma equipe técnica, que capacita os educadores das 11 unidades esportivas, ensinando-lhes o conceito das aulas, objetivos, benefícios aos associados, regras de segurança, execução física e, sobretudo, como atender aos diferentes tipos de alunos em uma mesma aula, independentemente do nível em que estejam: iniciante, intermediário ou avançado. 

PROTOCOLOS DE ATENDIMENTO

 

Todos os protocolos de atendimento e diretrizes para o combate à Covid-19, nas unidades esportivas, antes de serem colocados em prática, foram, inicialmente, debatidos à exaustão em reuniões de orientação, treinamento e decisões com voluntários e profissionais em reuniões on-line. Todos os protocolos foram amplamente discutidos e esmiuçados antes de serem implementados na ACM São Paulo, a fim de assegurar um ambiente responsável para a prática de atividade física presencial, despertando no associado a confiança e qualidade do trabalha apresentado pelos profissionais da Instituição.

Devocional:

“O Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza,

a bondade, a fidelidade...” GÁLATAS 5:22

© 2020 por Comunicação & Marketing - ACM / YMCA São Paulo