Doação de Alimento
Doação de Alimento

press to zoom
Doação de Alimento
Doação de Alimento

press to zoom
Almoço de fim de ano - CDC Leide das Neves
Almoço de fim de ano - CDC Leide das Neves

press to zoom
Doação de Alimento
Doação de Alimento

press to zoom
1/6

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Em 2021, ainda com a permanência da pandemia, a Divisão de Desenvolvimento Social continuou a prestar todo tipo de apoio aos beneficiários dos 20 pontos de atendimento social da ACM São Paulo, adaptando seus respectivos horários e número de atendimentos, em conformidade às políticas públicas locais, obedecendo ao que preconiza os protocolos pré-determinados pelos municípios parceiros da ACM, implementando os objetivos estatutários e específicos da Instituição e de acordo com as possibilidades de cada localidade.

 

Dentre os diversos apoios aos beneficiários, houve a continuação da campanha de captação e distribuição de alimentos, visando manter a segurança alimentar e sanitária das famílias atendidas, por intermédio de cestas básicas, itens de higiene e de limpeza, entre outros. Abaixo, lista contendo a quantidade e tipo de itens doados.

 

Ainda em decorrência da pandemia, a Divisão precisou adaptar os cursos profissionalizantes para o modelo on-line, sem interromper a grade curricular, viabilizando sua continuidade.

 

Além disso, a Divisão de Desenvolvimento Social, por meio de seus voluntários e profissionais, atuou na sensibilização dos beneficiários para com a conscientização acerca da importância da vacinação contra a Covid-19.

 

Outra ação que marcou o ano de 2021 foi a do Programa Restaurante do Bem, desenvolvido pela Prefeitura de Guarulhos, que ofereceu 110 marmitas, diariamente, totalizando 17.160, para pessoas em extrema situação de insegurança alimentar. As quentinhas foram produzidas no Centro de Desenvolvimento Comunitário Julian Haranczyk (Uirapuru).

 

E foi no Uirapuru que houve também a facilitação de acesso às famílias aos cadastramentos em programas de Assistência Social do poder público, em diversas instâncias, tais como o Vale-Gás, Vale-Luz, LOAS etc., por intermédio do CAD Móvel, que estacionou uma unidade itinerante no local, por dois meses.

 

DOAÇÕES REALIZADAS

:: 140 toneladas de alimentos não perecíveis

:: 08 mil litros de leite

:: 13 mil ovos

:: 66 mil produtos de higiene e limpeza

Para continuar ainda mais próxima das necessidades dos beneficiários, a Divisão de Desenvolvimento Social:

 

:: Manteve contato ativo por grupos de WhatsApp criados com famílias e responsáveis;

:: Realizou atividades diárias on-line (esportes, recreação, artes visuais, plataformas digitais, culinária, entre outras);

:: Organizou lives e eventos virtuais para beneficiários e seus respectivos familiares;

:: Encaminhou para CRAS/CREAS*, UBSs*, atendimento psicológico, cadastro emergencial, programa "Merenda em

Casa", Campanha de Vacinação, violência doméstica, entre outros;

:: Realizou visitas presenciais;

:: Ofereceu cursos on-line para profissionais da ACM;

Em mais essa oportunidade, a ACM São Paulo agradece a todos os parceiros, sobretudo os voluntários acemistas, pois somente por meio do trabalho comprometido de cada um foi possível acolher as necessidades dos beneficiários e fortalecer pessoas, famílias e comunidades.

 

 

*CRAS: Centro de Referência da Assistência Social

*CREAS: Centro de Referência Especializado de Assistência Social

*UBSs: Unidades Básicas de Saúde.