Devocional:

“O Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza,

a bondade, a fidelidade...” GÁLATAS 5:22

© 2020 por Comunicação & Marketing - ACM / YMCA São Paulo

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Promover o ser humano, zelando pelo bem-estar do público interno, com oportunidades de desenvolvimento profissional, é um dos principais objetivos desta área, responsável pela Administração de Pessoal e Benefícios; Recrutamento e Seleção; e Treinamento e Desenvolvimento (YExcellence).

Além disso, a divisão acompanha o corpo de voluntários da ACM / YMCA São Paulo, vinculando suas ações ao Planejamento Estratégico da Instituição, bem como o quadro de colaboradores, os quais possuem as mais diversas formações acadêmicas e competências técnicas e comportamentais.

 

DESTAQUES 2019

:: ENCONTRO DE VOLUNTÁRIOS E PROFISSIONAIS

“Voluntariado, essa causa me fortalece! Quer ser mais forte e feliz? Faça alguém feliz”.

A edição 2019 do Encontro de Voluntários e Profissionais ocorreu na semana do Dia Nacional do Voluntariado (28/8) e homenageou todos os voluntários que fortalecem pessoas, famílias e comunidades.

 

No dia 31 de agosto, das 08h às 12h, mais de 800 pessoas se reuniram no Circo-Social Vila Ré, extremo-leste da capital paulista, e participaram do encontro: um momento de união e acolhida ao voluntariado e, sobretudo, de agradecimento, uma vez que são os voluntários um dos principais protagonistas da transformação de realidades, doando parte do seu tempo, inteligência e experiência em prol daqueles que mais precisam.

 

Toda a programação especial (apresentações artísticas circenses, exposições, dinâmicas, palestras e debates) estimulou os participantes a refletirem sobre qual herançadeixarão para a sociedade em contribuição ao futuro da humanidade e a pensarem exatamente em seus respectivos projetos de vida, principalmente naquilo que os motivam a seguir em frente, fazendo o bem e contribuindo com a construção de um mundo melhor. E é isso que os mais de 1.200 voluntários da ACM pontuam como meta: olhar para nossos semelhantes.

 

Durante as quatro horas do evento, os voluntários e profissionais da ACM tiveram acesso a seis salas temáticas com a divulgação das respectivas áreas de atuação do voluntariado na ACM: Crianças e Acampamento, Liderança Jovem, Desenvolvimento Social, Educação Física e Saúde, Missão Cristã, Sociocultural e Causa Voluntária e Y’sMenInternational (Clube de Serviços fundado em 1922, nos Estados Unidos, que auxilia as ACMs do mundo).

Todas as atividades ocorreram simultaneamente, em formato casa aberta, para que todos se sentissem à vontade para interagir e conhecer um pouco mais de todo o trabalho voluntário desenvolvido pela ACM e suas respectivas áreas de atuação. Essa dinâmica contribuiu para arregimentar voluntários e parceiros estratégicos para a Instituição.

CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), por exemplo, entrou como parceira do encontro este ano, e reservou um vagão de uma das composições da Linha 8 (Diamante), Estação Osasco, para levar cerca de 150 voluntários da ACM, devidamente uniformizados e viajaram até a Estação Vila-Ré Patriarca, do Metrô, próxima ao local do evento.

 

Para 2020, a Divisão de Desenvolvimento Organizacional, responsável pela gestão do quadro de voluntários da ACM / YMCA São Paulo, tem como meta atingir 1.000 participantes no Encontro de Voluntários e Profissionais.

 

 

:: INTEGRAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES

 

O Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) realizou, semanalmente, a integração para novos colaboradores, com a finalidade de disseminar informações e orientações para os novos membros da Família Acemista, tais como aquelas baseadas em aspectos institucionais, a exemplo de normas e procedimentos internos.

 

O(A) novo(a) colaborador(a), além de ter recebido todas as informações necessárias para sua integração à ACM, também pôde ter acesso às dependências da ACM Centro e CDC Centro, um dos 21 pontos de atendimento social da Instituição.

Em 2019, foram realizadas 38 integrações com novos colaboradores, totalizando 137 participantes.

 

 

:: PROGRAMA DE INCENTIVO À CAPACITAÇÃO

Em 2019, foram beneficiados 73 colaboradores em cursos formais e não formais(pós-graduação, idiomas etc.). Desta forma, a ACM continua viabilizando a formação técnica de seus colaboradores, tornando-os mais capacitados para a realização do seu trabalho no dia a dia e mais comprometidos com a Instituição.

 

:: PARCEIROS EDUCACIONAIS

A Divisão de Desenvolvimento Organizacional mantém, anualmente, um rol de parceiros educacionais para ampliar o benefício de capacitação para nossos colaboradores, por meio de descontos concedidos nas mensalidades. Esses parceiros são instituições de ensino que oferecem cursos de graduação, pós-graduação e idiomas, entre elas:

 

- Faculdades Integradas Rio Branco;

- Anhembi- Morumbi;

- Instituto Phorte;

- Universidade Presbiteriana Mackenzie;

- Universidade São Judas;

- Universidade Ibirapuera - Unib;

- UniSant'Anna;

- Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo;

- Colégio Brás Leme;

- Universidade Nove de Julho - Uninove;

- Faculdades Santa Marcelina;

- Universidade Estácio de Sá;

- Instituto Impacta;

- Unicastelo;

- Unisa.

:: CURSOS DE IDIOMA:

 

- CNA;

- Fisk;

- Seven;

- Centro Britânico, CCAA, Cel-Lep e Yázigi.

- Mackenzie;

- Park Idiomas.

 

 

:: PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO INTERNA

Em 2019, o Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) desenvolveu algumas capacitações internas envolvendo os seguintes temas:

-  JOVEM CIDADÃO / JOVEM APRENDIZ

Nessas capacitações, os jovens receberam informações sobre a história, missão, visão e valores da Instituição, normas e procedimentos internos e as competências comportamentais que são fundamentais para o desempenho adequado de suas atividades, assim como possível desenvolvimento de suas carreiras dentro da ACM. Foram realizadas 02 capacitações, totalizando 25 (vinte e cinco) jovens participantes.

- YEXCELLENCE DE LÍNGUA PORTUGUESA / COMPROMETIMENTO E ÉTICA E GERAÇÕES BABY BOOMER, X, Y, Z E ALPHA.

 

Essas capacitações foram abertas para todos os colaboradores e desenvolvidas pelo programa de treinamentos YExcellence, com o objetivo de capacitar os colaboradores nos temas das competências comportamentais e temas atuais e necessários para o bom desempenho profissional e corporativo. Houve uma edição de cada tema supracitado, totalizando 59 participantes.

Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD), da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD).

 

Em 2019, foram 11 palestras com temas diversos e atuais para a disseminação nos treinamentos internos a serem realizados em 2020. As colaboradoras Silene Fernandes, Genilda de Amorim e Fabiana Ramos, do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) participaram do evento e puderam reciclar e aprimorar seus conhecimentos técnicos e comportamentais acerca da área de Recursos Humanos.

 

:: TREINAMENTOS E CAPACITAÇÕES INTERNAS

 

Por intermédio de solicitações dos profissionais responsáveis pelos CDCsVila Maria, Jardim Mutinga, Centro, Circo-Social Vila Ré e ACMsAlphaville e Santo Amaro, o DGP colocou em prática os seguintes treinamentos e capacitações:

 

- Foco no Usuário;

- Relacionamento Interpessoal e Trabalho em Equipe;

- Comunicação e Gerenciamento de tempo.

Ao todos, participaram 28 colaboradores.

:: LIDERANÇA PROFISSIONAL DA ACM

Secretária-Geral

MarísiaDonatelli

Secretários Executivos

Adriano de Britos

Cristina Francesca Neglia

Edilson José da Piedade

Edney Roberto Delgado

Esmeraldino José G. Pereira

Eudes de Araujo

Fábio da Silva Sampaio

Flávio Roberto A. G. Rosa

Izabel Aparecida Vito Lopes

João Paulo Barbosa

José Pales de Vasconcelos

Márcio de Lima Nery

Renato Silva Montijo

Silvio Luiz Brandão Britts