Devocional:

“O Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza,

a bondade, a fidelidade...” GÁLATAS 5:22

© 2020 por Comunicação & Marketing - ACM / YMCA São Paulo

ÁREA PROGRAMÁTICA CRIANÇAS E ADOLESCENTES / ACAMPAMENTO

Crianças e adolescentes com idade entre 03 e 12 anos brincam e se divertem, nas 11 unidades esportivas, recebendo uma educação integral embasada na metodologia de “aprender a conhecer, a fazer, a ser e a conviver”, com a qual a ACM / YMCA São Paulo capacita-os para se tornarem lideranças saudáveis à sociedade.

A Área Programática Crianças e Adolescentes está sob a responsabilidade de uma equipe multidisciplinar, formada por voluntários e profissionais da Instituição.

 

DESTAQUES 2019

:: SEGUNDO ENCONTRO PAULISTA DE PRÉ-LÍDERES – EPAPLY

 

Disseminar e  fortalecer os grupos de Pré-Líderes das unidades, por meio do despertar do espírito de servir, promovendo ações práticas de cidadania e voltadas à missão e valores da ACM. Eis os objetivos do EPAPLY, cuja segunda edição ocorreu nos dias 19 e 20 de outubro, na ACM Osasco.

 

Cerca de 80 criançasacemistas, das 11 unidades esportivas e dos CDCsLeide das Neves e Jardim Mutinga, participaram de palestras sobre inclusão, liderança, e legado da ACM em 175 anos de história, e, juntos, elaboraram um documento que entrará para história, uma vez que foi acrescentado à Cápsula do Tempo, que deverá ser aberta daqui a 25 anos, exatamente em 2044, nas comemorações dos 200 anos do Movimento Acemista mundial.

 

Em 2044, essas crianças que participaram do 2º Epaply, provavelmente estarão formadas em alguma área, casadas e pais e mães, e serão responsáveis por acompanhar a cápsula, abrindo-a e revelando-a aos jovens acemistas do futuro.

 

:: ACEMÍADAS DE CRIANÇAS

 

 

Abertura oficial realizada na ACM Guarulhos, em 16 de março, realizando o “Torneio Início”, com partidas de Futsal, cujas torcidas eram de pais, familiares, amigos e a comunidade guarulhense.

 

Destaque para asAcemíadas de Dança, na ACM Pinheiros; A de Ginástica de Solo, em agosto, na ACM Osasco; Badminton, em setembro, na ACM Centro, uma modalidade que vem ganhando cada vez mais crianças adeptas; e, para encerrar o ano das Acemíadas, a de Natação, Delta Airlines, em setembro, também na ACM Centro. Mais informações, acesse o conteúdo da Divisão de Educação Física e Saúde.

 

:: ACAMPAMENTO

 

 

Toda criança tem o direito de se divertir, ser notada e fazer parte de um grupo, e é na ACM / YMCA São Paulo em que ela encontra espaço para brincar, aprender a ser independente, a desenvolver a liderança inata, a despertar-se ao voluntariado, e recebe a acolhida de profissionais e voluntários acemistas, em um ambiente amplo e repleto de muita natureza, no acampamento da Instituição, que tem mais de 90 anos de tradição.

 

A notoriedade do acampamento da ACM é atestada pelo selo de excelência e credibilidade concedido pela Associação Brasileira de Acampamentos Educativos (ABAE), entidade que zela pela qualidade e aprimoramento dos acampamentos de cunho pedagógico no Estado de São Paulo.

 

As temporadas do acampamento da ACM, hoje, são realizadas na ACM Sorocaba, na Estrada Votorantim, Ibiúna – KM 13,5, às margens da Represa Itupararanga, e contam com o apoio de uma equipe de líderes composta por profissionais e voluntários e uma coordenação pedagógica, que pensam e colocam em prática uma programação embasada em atitudes de liderança.

 

Os acampantes desfrutam de área verde, natureza privilegiada, instalações confortáveis, quadra poliesportiva e espaço para trilhas ecológicas. A garotada com idade entre 05 e 12 anos se diverte e descobre que pode ser feliz sem precisar ficar no tablet e smartphones o dia inteiro.

 

A formação desses profissionais os possibilita, inclusive, a prestar assessoria a monitores de outras YMCAs do mundo que vêm ao Brasil, por meio de programas de intercâmbio, para conhecer as instalações e programação do acampamento da ACM / YMCA São Paulo.

 

É válido ressaltar que esses profissionais e voluntários do Acampamento ACM participam durante o ano de treinamentos e capacitações direcionados aos líderes e educadores, com as seguintes temáticas:

 

- Como atuar com crianças especiais;

- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);

- Autismo;

- Depressão;

- Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entre outros.

 

 

:: ACAMPAMENTO EM NÚMEROS

- TEMPORADA DE VERÃO 2019

Semana Mix 1: 56 crianças

Semana Mix 2: 94 crianças

 

- TEMPORADA DE INVERNO

Semana Mix 1: 54 crianças

Semana Mix 2: 93 crianças

 

TOTAL DE ACAMPANTES:332

 

- TEMPORADA JOVEM

35 PARTICIPANTES

 

 

:: ACAMPAMENTO NO MUNDO

 

Durante o ano, o Acampamento da ACM / YMCA São Paulo marcou presença em acampamentos de outros países, como os dos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Chile. Tudo para a troca de experiência entre os movimentos acemistas de cada país citado. Profissionais e voluntários da ACM expuseram seus conhecimentos aos amigos internacionais e receberam ainda muito mais, contribuindo assim para o crescimento e expansão das temporadas paulistas.

 

:: ENCONTRO DE VOLUNTÁRIOS E PROFISSIONAIS 2020

 

Os voluntários e profissionais da ACM / YMCA São Paulo, que atuam nas temporadas do Acampamento da ACM, montaram no Encontro de Voluntários e Profissionais 2020, no Circo-Social Vila Ré, uma sala temática recriando o ambiente do acampamento para todos os participantes do evento.

 

Mais detalhes sobre o evento, acesse o conteúdo da Divisão de Desenvolvimento Organizacional.